Sequência didática: “Quem vai ficar com o pêssego?” – Medidas de Massa, Comprimento e Capacidade

Apliquei a algum tempo atrás uma Sequência Didática utilizando a história “Quem vai ficar com o pêssego?”, do autor Yoon Ah-Hae, com a intenção de trabalhar as medidas de massa, comprimento e capacidade em uma turma de 1º ano, de uma forma divertida e prazerosa.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Planejamento e aplicação:

Primeiro dia

- Atividades propostas: Comecei as atividades da sequência didática com a leitura do livro “Quem vai ficar com o pêssego?”, seguida de conversa sobre o tema. Após a leitura do livro, iniciemos as noções de MEDIDAS DE COMPRIMENTO, fazendo uma ligação com a história que ouvimos. Para isso, medimos cada aluno com um pedaço de barbante; estes barbantes foram dispostos em um cartaz, para que os alunos pudessem visualizar quem é o mais alto, o mais baixo e quantos são do mesmo tamanho.

Com essas atividades realizadas, mostrei para os educandos o metro, a trena, a régua, questionando-os se sabem para que serve e o que podemos medir com tais instrumentos. Dando continuidade à aula, utilizei o livro de matemática “Bem-me-quer”, material disponibilizado para todos os alunos em sala de aula.

- Síntese Integradora: Brincadeira “Mamãe eu posso?”; os alunos, na quadra da escola, ficarão enfileirados, um líder dará as ordens, sendo elas: Passo de formiguinha (passos bem pequenos), Passos de cachorro (passos normais) e Passos de elefantes (passos bem grandes) a fim de perceberem como as distâncias podem variar, mesmo utilizando o mesmo tipo de passo, pois temos pés de tamanhos diferentes, assim como os animais da história estudada.

Segundo dia

- Atividades propostas: Retomarei a história contada no dia anterior “Quem vai ficar com o pêssego?”, relembrando que um dos fatores do desempate na história seria o peso dos personagens. Em seguida, os alunos foram pesados com uma balança, para podermos comparar os seus pesos e ver quais são mais pesados, os mais leves e quais tem o mesmo peso.

Após a pesagem, fizemos uma brincadeira onde os alunos, divididos em dois grupos, deveriam comparar o peso diversos produtos (pacotes de alimentos, frutas, caixas, entre outros) afim de perceber qual é o mais pesado, iniciando assim a MEDIDA DE MASSA. Dando continuidade à aula, utilizei o livro de matemática “Bem-me-quer”, como já foi citado, material disponibilizado a todos os alunos em sala de aula.

- Síntese Integradora: Partindo do livro trabalhado, escrevemos uma carta para os animais da história, sugerindo que eles dividissem o tal pêssego entre eles e como é bom dividir as coisas com os nossos colegas.

 

Terceiro dia

- Atividades propostas: Retomei novamente a leitura do livro “Quem vai ficar com o pêssego?”, mais agora a proposta é a escrita de uma receita de suco de pêssego, propondo também a divisão deste suco a todos os personagens da história. (Lembrando que se trata de uma turma de 1º ano, logo, a divisão será feita em forma de desenho). Esta receita foi exposta em um cartaz no fundo da sala.

Para introduzir a MEDIDA DE CAPACIDADE, foi feita a seguinte experiência: em duas jarras de tamanhos diferentes, havia a mesma quantidade de água. Questionei os alunos sobre qual jarra tem mais água; em seguida, dividi as jarras de suco em copos iguais, mostrando assim que as jarras possuem a mesma quantidade de suco, fazendo com que os educandos percebam que as jarras eram diferentes, mas possuíam a mesma capacidade. Dando continuidade à aula, utilizarei o livro de matemática “Bem-me-quer”.

- Síntese integradora: mostrar aos alunos uma jarra com medida para 2 litros de água e questioná-los: “Se eu tenho 8 pacotinhos de suco, cada pacote precisa ser misturado a 1 litro de água, precisarei de quantas jarras de 2 litros para fazer os 8 pacotinhos de suco?”. Preparar o suco juntamente crianças para perceberem o quanto de água foi usado. No final, cada aluno receberá um copo de suco.

Quarto dia

- Atividades propostas: Retomei a história trabalhada no decorrer da semana e o que aprendemos durante esta semana. Em seguida, fizemos um cartaz coletivo com recortes de revistas, dividindo em três grupos: METRO, LITRO e PESO.

- Síntese integradora: Os alunos desenharam em seus cadernos tudo o que aprendemos no decorrer desta semana.

Uma Sequência Didática simples, mas que trabalha de forma integrada as medidas de massa, comprimento e capacidade. Espero que tenham gostado!

;*