Projeto: O Nosso Sistema Solar

Olá pessoal, tudo bem?

Desde 2013 participo do programa “Pacto Educacional – Educação na Idade Certa” ofertado pelo MEC aos professores da rede pública que trabalham com os alunos do ensino fundamental, séries iniciais. No decorrer das aulas de formação do Pacto, realizamos diversas atividades, projetos, planos de aula, sequências didáticas, enfim, trabalhamos com os educandos de várias maneiras sobre diversos conteúdos e um dos projetos que realizei com os meus pequenos foi “O Nosso Sistema Solar”, este saiu até na revista “Ponta Grossa – A leitura abre portas”, que foi distribuída da Feira do Livro da nossa cidade, como já comentei aqui. Abaixo, segue o projeto, espero que possa ajudar na criação de novas ideias para projetos com essa temática! ;)

PROJETO – O Nosso Sistema Solar

TEMA: O Sistema Solar, os astros luminosos e iluminados e os movimentos do planeta Terra (Rotação e Translação).

ÁREAS DO CONHECIMENTO: Ciências Naturais e Sociais, Matemática, Linguagem e Língua Portuguesa.

OBJETIVOS: Este projeto tem como objetivo alcançar os seguintes itens:

  • Identificar-se como parte integrante do Universo;
  • Identificar o Sol como estrela mais próxima da Terra e como fonte de luz;
  • Reconhecer a importância do Sol e da Lua para os seres vivos;
  • Compreender que os benefícios e malefícios da exposição ao sol;
  • Diferenciar os movimentos de rotação e translação da Terra;
  • Compreender que os dias e noites são conseqüências do movimento de rotação da Terra;
  • Compreender que as estações do ano são conseqüências do movimento de translação da Terra;
  • Estimular a produção textual dos alunos;
  • Compreender as idéias conceituais presentes na construção da tabuada do número oito;
  • Resolver situações problemas envolvendo diferentes cálculos, como adição, subtração e multiplicação.
  • Relembrar os Pontos Cardeais já trabalhados;
  • Estimular a criatividade através de produções artísticas com pintura, construção de maquetes e cartazes;
  • Propiciar o desenvolvimento da oralidade com exposição e explicação de trabalhos para os outros alunos da escola.

 PLANEJAMENTO: O projeto “O Nosso Sistema Solar” foi desenvolvido na Escola Municipal Professora Haydeê Ferreira de Oliveira, situada na cidade de Ponta Grossa, Paraná. Essa turma de 3o ano do ensino fundamental possui 27 alunos.

Primeiro dia

Iniciaremos a aula com a leitura do livro: “A Lua dentro do coco” de Sérgio Capparelli. Após leitura de tal livro, conversaremos sobre a Lua, o Sol e o Universo como um todo, a fim de descobrir qual o conhecimento sobre o assunto os alunos já possuem. Após leitura e conversa, faremos uma Ficha de leitura no caderno de desenho, onde os alunos terão que preencher algumas perguntas e ilustrar a parte da história que mais gostaram. A Ficha de leitura conterá as seguintes perguntas: Título, Autor, Personagens, Lugar, “Qual parte da história você mais gostou?” e Ilustre. Ao término da Ficha de Leitura, iniciaremos a atividade “A origem do Universo”, que tem como finalidade a compreensão dos alunos de como surgiu o Universo, tornando o assunto mais próximo, fazendo com que se reconheçam como um ser pertencente ao Universo.

Com esta breve compreensão sobre o surgimento do Universo, iniciarei o texto “Astros: o brilho do céu” a fim de fazê-los entender quais são tais astros, como produzem luz, a função do telescópio, entre outros aspectos. Logo em seguida, a atividade a ser realizada é um pequeno questionário com algumas perguntas sobre o texto, a fim de fixar tal conteúdo.

Após a resolução das questões acima, seguiremos em direção ao pátio da escola para podermos ver a Lua através de um Telescópio (lembrando que estamos no período lunar Quarto – Crescente, onde é possível visualizar a lua no período do dia), a fim de ilustrar o texto estudado em sala de aula.Seguindo a rotina escola, teremos uma pausa para o lanche dos alunos, seguido de recreio. Após o intervalo, seguiremos com o texto intitulado “Sol, fonte de vida”, o qual tratará sobre a importância do sol para a vida na Terra, os cuidados que devemos ter com o sol, o nascer e o pôr do sol, entre outros fatores, seguida de atividades referentes ao texto.

Após as atividades de fixação, segue a atividade a ser enviada como tarefa para os alunos.  “PESQUISE EM REVISTAS, JORNAIS OU NA INTERNET ALGUMA IMAGEM OU REPORTAGEM/MATÉRIA SOBRE O SISTEMA SOLAR (SOL, LUA, ESTRELA, PLANETAS). RECORTE E TRAGA AMANHÃ PARA A ESCOLA.”

Segundo Dia

- Leitura deleite: Jabuti Sabido e o macaco metido – Ana Maria Machado (texto que aborda diversos assuntos, incluindo os astros encontrados no céu).

Após a leitura deleite, iniciarei com as pesquisas feitas na tarefa, fazendo junto com os alunos um painel com todo o material trazido de casa. No segundo dia de projeto, abordarei o planeta Terra em vários aspectos, começando com o texto “A Terra”, que trata das representações e dos movimentos da Terra. Neste momento será utilizado o globo terrestre e o mapa mundi para explicação, além de balões de festa, de diferentes tamanhos, para melhor compreensão dos movimentos da Terra.

Seguindo a rotina escola, teremos uma pausa para o lanche dos alunos, seguido de recreio. Após o recreio estudaremos o texto “Estações do ano”, que relatará como acontecem as estações, quais são elas e suas características:

Após a leitura e explicação do texto acima, os alunos deverão realizar uma produção textual, onde escolherão a sua estação do ano favorita e elaborarão uma história a partir de tal estação. A atividade para casa será a ilustração de uma das estações do ano (serão feitos grupos e cada grupo será responsável por uma estação), com esses desenhos serão confeccionas quatro cartazes (um para cada estação) que serão expostos juntamente com os outros trabalhos no final do projeto.

Terceiro dia

- Leitura deleite: O sonho de Ícaro – Adriana Bernardino.

Iniciaremos a aula com a correção da tarefa e confecção dos cartazes. Em seguida, trabalharemos as fazes da Lua, relembrando a aula de segunda feira, onde os alunos visualizaram a Lua através de um Telescópio, indagando o que eles lembravam e o que mais conhecem sobre tal assunto. Partindo disso, estudaremos o texto “Lua: Satélite natural da Terra”. Para melhor entendimento, serão utilizados cartazes durante a explicação.

Seguindo a rotina escola, teremos aula de Educação Física, uma pausa para o lanche dos alunos, seguido de recreio. Após o recreio retomares as atividades em sala de aula iniciando sobre o Sistema Solar e seus planetas, partindo do texto “O Sistema Solar”. Para melhor compreensão do conteúdo, serão utilizados balões de festa para ilustrar tal tema, sendo que um balão grande será o sol e outro balão menor será a Terra, afim de mostrar o quanto Sol é maior que a Terra e os demais planetas. Após, faremos algumas atividades relacionadas ao tema:

A atividade para ser feita em casa será a confecção de um cartaz com o Sistema Solar. Os alunos receberão um copia dos planetas e deverão fazer um cartaz colocando os planetas na ordem correta e desenhando a sua órbita. “PINTE E RECORTE OS PLANETAS DA FOLHA. COLE EM UMA CARTOLINA EM SUA ORDEM CORRETA (MERCÚRIO, VÊNUS, TERRA, MARTE, JÚPITER, SATURNO, URANO E NETUNO), E DESENHE A SUA ORBITA. CAPRICHE!”

 

Quarto dia

- Leitura deleite: Lino – André Neves

Iniciaremos a aula com a entrega dos cartazes, em seguida, retornaremos os assuntos trabalhados na semana anterior, através de uma conversa onde os alunos comentaram o que mais gostaram e o que recordam de tal assunto. Após a conversa, iremos ao laboratório de informática e teremos acesso à Planetários Virtuais, ou seja, os alunos terão contato com o céu e seus astros virtualmente, podendo fazer um passeio no universo. Temos acesso a esses Planetários virtuais através de:

Stellarium: é um software gratuito. Ele simula o céu em 3D da mesma maneira que podemos enxergar a olho nu, com um binóculo ou com um telescópio. Este software pode ser configurado para mostrar os nomes dos planetas, de nebulosas, desenhos de galáxias, entre outros e ainda podemos procurar um astro específico.

Solar System Scope: é um site que permite observar os corpos celestes e suas órbitas, podendo aproximar ou distanciar dos planetas, podendo também alternar entre a visão heliocêntrica, geocêntrica e panorâmica. O site ainda oferece opções como a visualização de constelações, nomes das estrelas, a distância entre elas e os corpos do sistema solar, bem como suas respectivas posições ao longo do tempo.

KStars é um programa de computador já existente nos computadores da escola. Este tem a capacidade de exibir uma simulação gráfica do céu noturno de qualquer lugar da Terra, em qualquer data e horário.

Após visualizarmos os Planetários vistuais, dividiremos a sala em grupos e cada grupo ficará responsável por escrever uma frase sobre o Sistema Solar. Essas frases serão digitadas pelos alunos e impressas, para em seguida serem utilizadas em cartazes. Seguindo a rotina escola, teremos uma pausa para o lanche dos alunos, seguido de recreio. Após o recreio, retomares as atividades em sala de aula, englobando os conhecimentos matemáticos ao tema estudado através atividades realizadas no caderno.

Quinto dia

- Leitura deleite: O ônibus mágico – Perdidos no Sistema Solar – Joanna Cole e Bruce Degen

Iniciaremos a aula com a entrega do restante dos cartazes. Seguindo a temática do projeto, utilizaremos o livro didático de Ciências “A Escola á Nossa”, dos autores Karina Pessoa e Leonel Favarelli, com a Unidade 2, o qual resume tudo o que vimos até agora. Seguindo a rotina escola, teremos uma pausa para o lanche dos alunos, seguido de recreio. Após o recreio, retornaremos a sala de aula onde faremos um texto coletivo sobre tudo que foi aprendido no decorrer do projeto, sendo que, com este texto farei um cartaz que será exposto juntamente com os outros trabalhos.

Sexto dia

- Leitura deleite: Viagem ao céu – Monteiro Lobato

Iniciaremos a aula separando os alunos em grupos e faremos maquetes do sistema solar. Para isso os alunos utilizaram bolas de isopor de diversos tamanhos, que serão pintadas e colocadas em placas de isopor, também pintadas. Eles terão contato a livros e suas próprias atividades como forma de pesquisar o tamanho, as cores dos planetas e a suas localizações. Seguindo a rotina escola, teremos uma pausa para o lanche dos alunos, seguido de recreio. Após o recreio, confeccionaremos pequenos convites, que serão entregues aos alunos e professores das outras turmas, para que venham prestigiar a nossa exposição do Sistema Solar, que se realizará no dia seguinte.

Sétimo dia

- Leitura deleite: Azul e lindo Planeta Terra, nossa casa – Ruth Rocha e Otavio Roth

Logo após a leitura deleite, entregaremos aos alunos das outras salas o “convite” para a exposição que se realizará no dia de hoje, após o recreio. Depois de entregar os convites, os alunos pintaram a capa das atividades realizadas no decorrer do projeto, sendo que estas serão grampeadas como um livro e entregue aos alunos. Em seguida, arrumaremos a sala de aula, expondo os cartazes e painéis feitos no decorrer do projeto, as maquetes e demais trabalhos. Cada grupo ficará responsável por explicar seus materiais aos outros colegas. Seguindo a rotina escola, teremos uma pausa para o lanche dos alunos, seguido de recreio. Após o recreio realizada a exposição dos alunos.

 EXECUÇÃO: A execução do projeto se deu de forma muito proveitosa e prazerosa, pois foram aulas dinâmicas e divertidas, fazendo com que os alunos se interessassem pelo conteúdo e participassem com entusiasmo. No primeiro dia de projeto, iniciamos com a leitura do livro “A Lua dentro do Coco” como já foi citado, partindo disso fizemos uma “Ficha de Leitura”, em seguida fizemos as atividades destinadas para o dia. No segundo dia, iniciamos com a atividade e a explicação se deu através de mapas, globos e com balões de festa, como mostram as fotos:

No terceiro dia de projeto, fizemos duas atividades, sendo que na explicação foram utilizados cartazes para melhor entendimento e também balões para dar a noção de tamanho entre o Sol e o planeta Terra:

No quarto dia, realizamos as atividades na sala de informática, seguida e exercícios relacionados com os conteúdos de matemática, a serem realizados no caderno de atividades. No dia seguinte, trabalhamos com o livro didático utilizados pelos alunos e a elaboração de um texto coletivo sobre o tema estudado. No sexto dia de aplicação, confeccionamos maquetes do Sistema Solar, como mostra as fotos abaixo, e também foram elaborados convites para serem entregues aos outros alunos da escola e lembrancinha para o dia da exposição.

No último dia do nosso projeto, os alunos pintaram a capa de suas atividades e em seguida arrumamos a sala para a exposição. A exposição foi muito proveitosa e divertida, onde os alunos ficaram responsáveis por explicar seus trabalhos aos outros colegas:

APRESENTAÇÃO: A apresentação se deu em forma de exposição aos demais alunos e professores da escola, sendo muito proveitosa, pois os alunos estavam muito empolgados e animados em poderem mostrar suas atividades aos demais colegas da escola.

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Telescópio, internet, computadores, cartolina, papel cartão, balões de festa, E.V.A.’s, isopor, bolas de isopor, palitos de churrasco, tinta, cola, cola colorida, glitter e atividades impressas.

PRODUTO: O produto final realizou-se através de uma exposição dos materiais confeccionados pelos alunos, sendo eles:

  • Painel coletivo com pesquisas relacionadas com o Sistema Solar;
  • Cartaz coletivo com ilustrações das quatro estações do ano (sendo que cada estação tinha um cartaz);
  • Cartaz individual com o Sistema Solar;
  • Cartaz com as frases feitas em cada grupo (grupo de apresentação na exposição);
  • Maquetes elaboradas e construídas por cada grupo.

Esses materiais foram organizados na sala de aula, separados em grupos de execução, sendo que cada grupo ficou responsável pela explicação de sua maquete e cartazes. No dia da exposição, os alunos foram de sala em sala para convidar seus colegas da escola para irem visitar nossa exposição, para isso confeccionaram convites a serem entregues para cada aluno e suas respectivas professoras. Os alunos da escola, no horário combinado, foram visitar a exposição e ao termino da visita receberam uma “lembrancinha”, sendo esta uma mensagem sobre o Sistema Solar e um pirulito colado na mesma.

AVALIAÇÃO: O projeto é uma forma muito prazerosa de ensinar, pois os alunos se sentem motivados e estimulados a aprender. Com a minha experiência na aplicação do projeto senti o quanto eles estavam gostam de aprender dessa forma, pois desde o inicio mencionei a eles que no termino do projeto teria uma exposição para os outros alunos da escola, isso fez com que eles caprichassem mais, se esforçassem a aprender. Até nos dias de hoje, mesmo já tendo terminado o projeto, eles me questionam se iram apresentar estes novos trabalhos em sala, me questionam também quanto terão outra exposição. O conteúdo ensinado (Sistema Solar) foi aprendido com bastante êxito, hoje eles compreendem perfeitamente os movimentos que a Terra faz, quais são os demais planetas do Sistema Solar e diversos outros conceitos estudados. Acredito que o projeto é um excelente mecanismo de ensino, que motiva os alunos a aprender e também a buscarem o conhecimento.

Espero que tenham gostado e que possa ser útil em sala de aula! Beijos :*

Obs: Os texto e imagens utilizados nas atividades realizadas com os alunos, foram retirados do Google e reorganizadas para facilitar a utilização das mesmas.