“As centopéias e seus sapatinhos” – Gênero bilhete e noção numérica

Olá pessoal, tudo bem?

Trabalhei um tempo atrás o livro “As centopéias e seus sapatinhos”, do autor Milton Camargo, explorando o gênero textual “Bilhete” e numerais de 1 á 10, destinando as atividades à educandos de 1º ano.

Planejamento e aplicação:

Inicie as atividades com a leitura da história: “As centopéias e seus sapatinhos”, seguida de conversa sobre a temática abordada pelo livro.

No caderno de atividades, trabalhamos com o gênero “bilhete”, através da proposta de escrever um bilhete para a vendedora da história, dizendo que a personagem centopéia não poderá ir comprar os sapatos, realizando um elo entre o que foi ouvido e a atividade a ser realizada.

Fazer textos coletivos é sempre prazeroso, as crianças se divertem aprendendo. Eles se empolgam e adoram inventar histórias! O nosso bilhete ficou da seguinte forma:

“DONA JOANINHA

NÃO PODEREI IR À SUA LOJA COMPRAR SAPATOS PORQUE CAÍ DA ESCADA E QUEBREI QUATRO PERNINHAS.

CENTOPÉIA”

Em seguida, trabalhamos com os alunos os numerais de 1 a 10, usando as partes do corpo da centopéia para exemplificar as quantidades. Os alunos confeccionaram um cartaz, colando bolinhas correspondentes às quantidades indicadas.

Com tampinhas de garrafas, demos continuidade a atividade anterior, contando as tampinhas e 1 a 10 e montando uma centopéia. Utilizei tampinhas de garrafa pet para que todos pudessem contar até o número 10 com materiais concretos, podendo ter uma noção real da quantidade. Comecei pedindo para que eles separassem uma tampinha, depois duas, três, até que chegassem ao dez. Feito isso, deixei que brincassem com as tampinhas, montando uma centopéia.

Por fim, os alunos receberam uma centopéia semelhante a centopéia do cartaz, para que pintassem e numerassem até 10. Depois, recortaram e colaram no caderno de desenho.

 

Uma atividade simples para trabalhar o gênero “Bilhete” e noções de quantidade de numerais de 1 a 10.

Beijos e até a próxima! ;)